Em Fernandópolis, o radar instalado no KM 556, próximo ao viaduto Horácio Beata, sentido leste, entra em operação
O DER - Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo - , órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), colocará em operação, a partir da zero hora desta terça-feira (26), mais 28 radares de fiscalização eletrônica em rodovias sob sua gestão. Com os 84 já em funcionamento, o Estado passa a contar com 112 equipamentos ativos.
Neste lote está incluso um dos radares instalados no trecho de Fernandópolis, no km 556, pista sentido leste, próximo ao viaduto Horácio Beatta (Belico) que dá acesso ao Parque Industrial IV.
Ainda na Euclides da Cunha (SP – 320) também começa multar nesta terça-feira, os radares instalados nos dois sentidos em Votuporanga, em Jales e Santa Fé do Sul. Também começa a operar o radar da Rodovia Péricles Beline (SP 461)]. Veja a lista abaixo.
A medida tem o objetivo de reforçar a segurança viária, ampliar a prevenção de acidentes e contribuir para salvar vidas, com radares instalados em trechos estratégicos e devidamente sinalizados com o limite de velocidade permitido.
Com a ativação, motoristas que trafegarem acima da velocidade máxima permitida passam a ser autuados, em uma ação que busca reduzir ao máximo o número de acidentes nas estradas paulistas.
"A instalação de radares simboliza o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários e reforçar a mensagem de que toda vida importa, buscando aproximar-se da meta de zerar acidentes nas rodovias do Estado", afirma o presidente do DER-SP, Sergio Codelo.
Os equipamentos fazem parte do contrato firmado a partir do Edital nº 145/2023, que prevê a implantação de 649 radares em pontos estratégicos dos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais não concedidas.A escolha de cada ponto resulta de mapeamento técnico que considera fatores como histórico de acidentes, excesso de velocidade, características geométricas da via, pontos críticos e áreas com travessia de fauna.
Os demais radares previstos seguem em fase de implantação, passando por testes e homologação antes de entrarem em operação. O início efetivo da fiscalização será amplamente divulgado pelos canais oficiais do governo, pela imprensa e no Diário Oficial do Estado de São Paulo, assim que concluídos todos os testes.