Queimada destrói cerca de 30 alqueires entre pastagens e mata nativa na região

Combate ao fogo em propriedade rural em Indiaporã mobilizou equipes da Defesa Civil de vários municípios

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Queimada destrói cerca de 30 alqueires entre pastagens e mata nativa na região

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na área rural de Indiaporã neste sábado (23), mobilizando equipes da Defesa Civil de diferentes municípios da região.

O fogo teve início no começo da tarde e só foi controlado por volta das 22h40, após intensos trabalhos de combate. As chamas atingiram a Fazenda & Haras Três Marias, consumindo aproximadamente 27 alqueires de braquiária e mato rasteiro, além de 3 alqueires e 1.148,07 m² de mata nativa.

Apesar dos esforços das equipes, parte do incêndio permaneceu ativa em área de vegetação nativa, onde não foi possível realizar o combate direto.

A operação contou com cerca de 35 homens, entre coordenadores de Defesa Civil, brigadistas, operadores de máquinas e funcionários da fazenda. Foram utilizados caminhões-pipa, veículos de combate e máquinas pesadas: Defesa Civil de Ouroeste: 1 caminhão-pipa (15 mil litros) e 1 viatura (400 litros); Defesa Civil de Indiaporã: 1 caminhão-pipa (8 mil litros), 1 viatura (400 litros) e 2 motoniveladoras; Município de Mira Estrela: 1 caminhão-pipa (12 mil litros); Município de Macedônia: 1 caminhão-pipa (12 mil litros) e 1 viatura (400 litros); BP Bioenergia (Usina): 2 caminhões-pipa (18 mil litros) e 1 viatura. Não foi possível calcular a quantidade total de água utilizada na operação.

A estiagem prolongada e a ausência de chuvas têm contribuído para o aumento no número de queimadas na região, elevando o risco de incêndios de grandes proporções e causando preocupação entre autoridades e moradores.