SP tem alerta para fortes rajadas de vento, seguidas de calor e baixa umidade nesta terça-feira

Região continua em estado de emergência para o risco de queimadas

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SP tem alerta para fortes rajadas de vento, seguidas de calor e baixa umidade nesta terça-feira

A Defesa Civil fez um alerta, nesta segunda-feira (18), para as consequências de dois fenômenos consecutivos que devem atingir o estado de São Paulo, nesta semana: ventania, com rajadas intensas; e veranico, com período de calor atípico e risco de queimadas.

A partir desta quarta-feira, 20, o estado deve enfrentar outro fenômeno que exige cuidado: o veranico, que é caracterizado por tempo seco e quente com duração de três a cinco dias e temperaturas de níveis semelhantes às do verão em pleno inverno.

Em relação aos ventos, as regiões norte e oeste do estado, além do litoral, são as que devem ter rajadas mais fortes, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Em alguns locais podem até superar essas marcas.

No interior do estado, a previsão para esta terça é de máximas de 37°C nas regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, 34°C na de Araçatuba e Presidente Prudente, 33°C na de Bauru e 30°C na de Campinas.

A Defesa Civil também faz um alerta para o risco de queimadas nos próximos dias no estado, devido às condições previstas de tempo seco, baixa umidade e calor acima da média. Assim como em 2024, esses incêndios podem se propagar rapidamente, causando prejuízos ambientais, danos à saúde e colocando vidas em risco.

Desde quinta-feira, 14, Fernandópolis vem registrando temperaturas acima de 30 graus. Nesta segunda, a máxima registrada pela estação do Ciiagro foi de 33,3° C e umidade relativa do ar em 25%. Para os próximos dias, a temperatura deve ultrapassar a marca dos 36 graus.