Defesa Civil se mobiliza para o período de veranico na região a partir desta terça-feira
O tempo seco, baixa umidade relativa do ar, rajadas de vento e elevação da temperatura na região noroeste já influi para ocorrências de queimadas. Na madrugada desta segunda-feira, foi registrada queimada em Fernandópolis, em área ao lado do bairro Palma Mininel. O fogo derrubou dois postes e afugentou um tamanduá bandeira mirim que foi parar na Avenida Afonso Cáfaro.
Na região, queimadas foram registradas em São João de Iracema e Mesópolis. A Defesa Civil e brigadistas de usinas se mobilizaram para controlar um incêndio que atingiu áreas de preservação ambiental, plantações de cana-de-açúcar e pastagens nesta segunda-feira na cidade de São João de Iracema que fica entre São Joao das Duas Pontes e General Salgado, a 38 km de Fernandópolis.
De acordo com a Defesa Civil, o fogo começou por volta das 10h, em uma área de preservação permanente e atingiu aproximadamente 50 hectares, que corresponde a 500 mil metros quadrados, ou seja, 70 campos de futebol.
Em Mesópolis, 74 km de Fernandópolis, um incêndio de grandes proporções atingiu um canavial na tarde desta segunda-feira. As chamas mobilizam equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas de usinas da região e caminhões-pipa, que trabalham para conter o fogo.
DEFESA CIVIL
Segundo boletim emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, o interior passará por um período – entre 19 e 23 de agosto – de elevação de temperatura e a ocorrência de fortes ventos, o que aumenta o risco de incêndios, nesse período de estiagem. Esse fenômeno é conhecido como “veranico”.
Dessa forma, os agentes da Defesa Civil de todo o Estado foram convocados para uma reunião virtual nesta segunda-feira, 18, na qual serão debatidas estratégias de prevenção e combate, sob a orientação do Sistema de Proteção e Defesa Civil de SP.
Segundo a Ouvidora Nilva Garcia de Oliveira, que responde pela Defesa Civil em Fernandópolis, na reunião deverá ser apresentado o panorama meteorológico e discutidas ações de resposta. “Temos que ter muita cautela. Não há previsão de chuva para os próximos dias”, afirmou.
Queimada destruiu área de preservação ambiental em São João do Iracema - Foto Internet