Temperaturas devem subir nos próximos dias com máximas em 36° C com baixa umidade relativa do ar
Após dias de frio Fernandópolis tem alerta para reviravolta nas condições climáticas a partir da próxima quarta-feira, 20. A previsão é de um novo período de calor intenso, o terceiro veranico do ano, segundo a Climatempo, com temperaturas elevadas em diversas áreas do país, incluindo o estado de São Paulo.
De acordo com a empresa de meteorologia, a massa de ar polar que provocou as recentes quedas de temperatura está se afastando. No lugar dela, uma massa de ar seco ganha força sobre o centro do Brasil, provocando um bloqueio atmosférico que muda o padrão dos ventos. Com isso, o ar frio do Sul e Sudeste perde espaço para ventos mais quentes vindos do Norte e Nordeste, o que favorece a elevação das temperaturas, principalmente nas tardes ensolaradas.
A temperatura deve atingir entre 38 °C e 40 °C em quase todo o Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso e parte de Goiás.
As regiões, oeste, noroeste e central do Estado de São Paulo também devem enfrentar picos de calor, com máximas que podem chegar a 36°C (veja abaixo a previsão de temperaturas para Fernandópolis entre os dias 20 e 29 de agosto).
No mapa divulgado pela Climatempo (veja acima), as áreas destacadas em vermelho, onde está Fernandópolis e a região noroeste, a temperaturas máximas devem ficar até 5 °C acima da média para agosto. Já as regiões em laranja, que abrangem o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná, partes do Sudeste e do Centro-Oeste, terão um aquecimento mais moderado, com desvios positivos entre 3 °C e 5 °C.
Com a atuação do bloqueio atmosférico e a ausência de frentes frias significativas, o tempo deve se manter seco e quente por vários dias, reforçando a importância de cuidados com hidratação, saúde e o aumento do risco de queimadas.
Nesta semana, Fernandópolis registrou queda na umidade relativa do ar. O índice ficou abaixo de 20%, o que levou a Defesa Civil do Estado a disparar alerta para todos os celulares que estava na área, sobre cuidados com a hidratação e riscos para queimadas. Na quarta-feira, 13, a umidade caiu a 16,6% e na quinta, a 17,7%, segundo a estação do Ciiagro.
Previsão da Climatempo para os próximos dias em Fernandópolis