Acidente ocorreu na última segunda-feira
A funcionária de 26 anos, do Zoobotânico de São José do Rio Preto, atacada por uma onça-pintada do parque na tarde da última segunda-feira, 11, deve ter alta médica ainda nesta quinta-feira, 14, do Hospital de Base, para onde foi levada após o ataque.
O acidente aconteceu na área de serviço, quando, segundo a equipe do local, o animal provavelmente não agiu por fúria, mas em uma espécie de brincadeira. A mulher faz estágio no Zoo no setor de veterinária e biologia.
O protocolo de emergência foi acionado imediatamente, com atendimento inicial no local e acionamento do Corpo de Bombeiros. Após regulação médica pelo Samu, a vítima foi levada ao Hospital de Base, onde passou por cirurgia e segue em bom estado de saúde
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, um processo de apuração foi aberto para investigar as circunstâncias do ataque e apurar se ela colocou a mão indevidamente. O nome da funcionária não foi divulgado.
A Secretaria ainda informou que o animal fica em um ambiente controlado, sem risco aos visitantes, uma vez que fica em um recinto protegido e sem acesso ao público.
O animal, que é um macho de dois anos, chegou em Rio Preto em julho deste ano, depois de ser resgatado do cativeiro, em 2023, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Ele e o irmão foram resgatados debilitados, desnutridos e usando coleiras de cachorro, após a morte da mãe por caçadores.