Osfer leva o projeto “Cine Orquestra” para os bairros de Fernandópolis

Primeira apresentação será nesta quinta-feira na Escola Alberto Senra no Jardim Ipanema

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Osfer leva o projeto “Cine Orquestra” para os bairros de Fernandópolis

A Osfer - Orquestra de Sopros de Fernandópolis – através da lei de fomento à Cultura Aldir Blanc, leva o projeto Cine Orquestra para três escolas dos bairros Jardim Ipanema, São Bernardo e Cohab Antonio Brandini.

A primeira apresentação será nesta quinta-feira, 31, na EMEF Alberto Senra, do Jardim Ipanema, às 20 horas.

O maestro Fernando Paina, regente da Osfer, diz que a ideia de juntar a chamada Sétima Arte à música vem de anos: “muitas vezes, no cinema, a música chega a falar mais alto que as imagens”, afirmou.

Paina argumenta ainda que, “sem a dinâmica das trilhas sonoras, os filmes não seriam tão fascinantes. Tanto que no tempo do cinema mudo, colocavam-se orquestras tocando atrás das telas”.

 O projeto Cine Orquestra tem o apoio da Lei Aldir Blanc, e é aberto não só aos estudantes das escolas onde serão realizadas as apresentações, mas também aos familiares e moradores do entorno da escola. Haverá um telão de LED para exibição de cenas dos filmes cujas músicas constam do roteiro da orquestra, como Capitão América, Rei Leão, A Bela e a Fera, Piratas do Caribe e Top Gun.

O espetáculo terá participações especiais do músico Serginho Kamiyama, de 15 músicos da Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto e a estreia de um novo clarinetista na OSFER: Luís Felipe, de 14 anos, filho do maestro Paina. No palco, estarão 54 músicos. A entrada é gratuita.

As duas próximas apresentações serão nos dias 7 de agosto na EMEF Prof. Ivonete Amaral da Silva Rosa no bairro São Bernardo; e dia 14, na EMEF Pedro Malavazzi na Cohab Antonio Brandini.