O número de casos vem aumentando; só no mês de julho foram quatro acidentes
Tarde de quinta-feira, 24, em Fernandópolis. Uma mulher segue pela Avenida Aldo Livorati e ao fazer uma curva para ingressar na Rua Anézio Malacrida, no bairro Universitário, perdeu o controle da caminhonete Ford Ranger que foi bater no poste. Ela alegou que perdeu o controle após ser fechada por caminhão; veículo ficou com a frente destruída. No local há uma curva fechada.
Um supervisor da Neoenergia Elektro, que passava pelo local, avaliou o poste e constatou que não houve danos estruturais.
Essa cena virou rotina em Fernandópolis neste ano. A Rádio Difusora FM e CIDADÃOnet, resgataram 12 acidentes que resultaram em batidas de veículos contra postes da rede de energia, alguns graves com vítimas feridas e o caso de um motorista que morreu após ser socorrido. Grande parte deles ocorreu na zona sul da cidade.
Segundo a Neoenergia Elektro, a frequência dos acidentes acende um alerta sobre a necessidade de campanhas de conscientização no trânsito, além da melhoria na sinalização e infraestrutura de vias movimentadas da cidade. Além dos danos nos veículos, das vítimas, outro efeito colateral das batidas são os prejuízos causados à companhia de energia, que muitas vezes precisa trocar os postes. Em muitos casos, o condutor pode ter que arcar com os danos provocados à rede elétrica. Nos casos em que é identificado o culpado legal, este é cobrado pela concessionária pela reposição do poste, aumentando o prejuízo.
Segundo a concessionária, além dos perigos para o condutor, os choques contra postes têm potencial de causar transtornos, para a população em geral, por causa das interrupções de energia, para os motoristas em circulação na via e os pedestres.
Mesmo que o impacto da batida não afete de imediato o fornecimento, após o acidente, na maioria das vezes, é necessária a substituição do poste e a reconstrução da rede de distribuição, o que demanda horas de trabalho e pode exigir o desligamento emergencial. Dependendo da gravidade do ocorrido, as equipes da concessionária precisam ainda aguardar a conclusão da perícia policial para iniciar a manutenção, relata a concessionária.
Veja abaixo, a relação de 12 acidentes, choque de veículos contra postes, registrados em Fernandópolis, desde janeiro, conforme notícias veiculadas pela Rádio Difusora FM e site CIDADÃOnet. São dados extraoficiais:
25 de fevereiro - Um menor de idade, portanto sem habilitação, perdeu o controle e destruiu o veículo ao bater em um poste. O acidente ocorreu no Bairro Bernardo Pessuto, zona sul, no acesso para o bairro Jardim dos Ingleses.
24 de março - O acidente ocorreu na Rua Simão dos Santos Gomes, próximo à Santa Casa, O motorista de um Celta perdeu o controle da direção e veio a se chocar contra o poste. Como não usava cinto de segurança, o motorista acabou se ferindo ao bater a cabeça no para-brisa.
28 de março - O acidente ocorreu na Avenida Antonio Nogueira Barbosa no bairro Universitário, zona sul da cidade. O acidente envolveu dois carros, WW Gol. A motorista de um dos carros, uma estudante de 21 anos, perdeu a direção do veículo e colidiu contra o outro carro e posteriormente chocou-se contra o poste.
30 de março - No início da manhã de domingo, um grave acidente foi registrado na Avenida Afonso Cáfaro, no bairro Higienópolis, em Fernandópolis. Um veículo Fiat Palio chocou-se violentamente contra um poste após o condutor perder o controle da direção. No carro estavam quatro ocupantes, três deles foram socorridos em estado grave pela equipe do SAMU. Dois feridos foram transferidos para Rio Preto.
02 de maio - O caso foi registrado na madrugada na Rua Belo Horizonte, Jardim Paulista. Um caminhão frigorifico, carregado com carnes, atingiu o poste, após o motorista perder o controle do veículo. Segundo o motorista, ele foi fechado por um motociclista que se evadiu do local. O poste caiu sobre o baú do caminhão, entrando em curto-circuito e gerando faíscas.
19 de maio - O motorista do GM Prisma, que bateu em um poste da Avenida Marginal Luiz Brambatti, morreu após ser socorrido pelo SAMU. Segundo consta, o veículo com placa de Goiânia era dirigido por homem de aproximadamente 60 anos. O motorista, de Aparecida de Goiânia, teria passado mal quando transitava pela Avenida Marginal Luiz Brambatti, subiu na calçada e atingiu uma placa de trânsito do lado direito da via, em frente uma garagem de veículo. Ainda desgovernado, o carro atravessou a via e foi bater no poste da rede elétrica e a defensa metálica que separa a Avenida da Rodovia Euclides da Cunha.
22 de maio - O acidente ocorreu na Avenida Aldo Livoratti no bairro Santo Afonso, zona sul da cidade. O motorista ficou preso às ferragens e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. O acidente, um choque contra poste, envolveu um Honda Civic. O motorista de 36 anos, ficou ferido no acidente, foi socorrido pelo SAMU em estado grave para a Santa Casa de Fernandópolis.
03 de junho - Um caminhão canavieiro se enroscou em fios e cabos de telefonia e internet na zona norte de Fernandópolis derrubando, inclusive, um poste que atingiu residência. Um segundo poste chegou a ser deslocado por causa do incidente que ocorreu na Avenida Rubens Padilha Meato no Conjunto Habitacional João Pimenta. O bairro ficou sem energia.
09 de julho – Na madrugada, um grave acidente de trânsito em Fernandópolis. Por volta das 2h20, um veículo VW Saveiro de cor preta chocou-se violentamente contra um poste de energia na Avenida Catanduva, nas proximidades da rotatória com a Avenida Líbero de Almeida. O motorista seguia no sentido centro-bairro quando, ao realizar a conversão da Avenida Líbero de Almeida para a Avenida Catanduva, perdeu o controle da direção e bateu contra o poste. Com o impacto, o poste caiu sobre a via, deixando a região sem energia elétrica.
10 de julho – Um idoso de 75 anos sofreu um mal súbito enquanto dirigia um VW Fox preto na Avenida dos Arnaldos, em Fernandópolis, e colidiu contra um poste.
17 de julho – Uma idosa passou mal ao volante e bateu o carro contra um poste na Avenida da Saudade, nas proximidades da Sabesp, em Fernandópolis.