Em todo o estado foram presos em 24 horas 920 foragidos da Justiça
Uma operação estadual coordenada pela Polícia Civil resultou na prisão de 920 foragidos da Justiça em apenas 24 horas em todo o estado de São Paulo. A ação, denominada Operação Rastreio, foi realizada na última semana e contou com o empenho de diversas unidades da corporação.
Na região noroeste paulista, policiais da Deic 5 e das Seccionais de São José do Rio Preto, Votuporanga, Novo Horizonte, Catanduva, Fernandópolis e Jales participaram ativamente da ofensiva. Ao todo, 71 pessoas foram presas na região.
Segundo o delegado geral de Polícia, Dr. Artur José Dian, o cumprimento de mandados de prisão representa mais do que um simples procedimento judicial.
“A prisão, quando legal e motivada por ordem judicial, é um dos instrumentos mais eficazes de contenção e dissuasão da criminalidade. Interrompe a prática criminosa, melhora a sensação de segurança e enfraquece as estruturas criminosas”, destacou o delegado.
Dr. Dian também ressaltou o uso da tecnologia, cruzamento de dados e atuação coordenada como fatores fundamentais para o êxito da operação.
“As prisões em larga escala demonstram o fortalecimento da inteligência policial e da capacidade de investigação da Polícia Judiciária”, completou.
De acordo com o delegado Everson Contelli, titular da Delegacia Seccional de São José do Rio Preto, o principal objetivo da operação foi localizar pessoas condenadas com mandados de prisão em aberto, muitas delas reincidentes e investigadas em inquéritos policiais.
A Operação Rastreio reforça o compromisso da Polícia Civil com a justiça, a segurança pública e o combate direto à criminalidade no estado.