Região entra em emergência para o risco de queimadas, alerta Defesa Civil

Após um mês sem registro de chuvas, quadro deve se agravar até o final de semana

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Região entra em emergência para o risco de queimadas, alerta Defesa Civil

A região noroeste do Estado de São Paulo entra nos próximos dias em situação de emergência, nível mais alto de alerta, para o risco de queimadas por conta do agravamento do período de estiagem. O alerta é da Defesa Civil Estadual.

Nesta terça-feira, o nível de alerta é vermelho, anterior ao da emergência, mas a previsão é de agravamento a partir desta quarta-feira, 23, quando o alerta sobe para o nível de emergência (veja mapas acima). Situação mais critica é esperada para sexta e sábado.

Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil dos municípios estão em alerta por conta do agravamento da estiagem. Isso inclui deixar veículos abastecidos com combustível, água, kits e todo material de segurança e combate a incêndios, além das equipes de profissionais preparados, além do canal de comunicação entre as equipes.

O último registro de chuva em Fernandópolis pela estação pluviométrica do Ciiagro data de 24 de junho, perto de completar um mês, o que tem contribuído para queda da umidade relativa do ar e condições favoráveis à propagação do fogo. Nesta segunda-feira, 21, a umidade relativa do ar estava em 29% o que já indica nível de atenção.