A ação foi realizada com apoio da Polícia Militar
Uma operação de fiscalização contra a combinação de álcool e direção foi realizada na última sexta-feira (11) em Fernandópolis. A ação, promovida pelo Detran-SP, abordou 668 motoristas na Avenida Expedicionários Brasileiros e registrou 10 recusas ao teste do bafômetro.
A iniciativa integra a estratégia do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo para reduzir os sinistros causados pela ingestão de bebida alcoólica associada à condução de veículos.
Conforme os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto dirigir sob efeito de álcool (índice de até 0,33 mg/L no etilômetro), quanto se recusar a realizar o teste são infrações gravíssimas.
Em ambos os casos, o motorista está sujeito a:
Se o condutor for flagrado dirigindo novamente durante o período de suspensão, poderá responder a processo de cassação da carteira, sendo obrigado a refazer todo o processo de habilitação após 24 meses do cumprimento da penalidade.
Quando o etilômetro aponta 0,34 mg/L ou mais, o caso é considerado crime de trânsito. Além das penalidades administrativas, o motorista é conduzido à delegacia e, se condenado, pode cumprir pena de seis meses a três anos de prisão, conforme a Lei Seca (Lei nº 11.705/2008), conhecida pela política de tolerância zero.
Na mesma semana, o Detran-SP realizou operações semelhantes em 30 cidades paulistas, incluindo: Araraquara, Bauru, Cotia, Guarulhos, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e outras.
No total: