Balanço divulgado pela Vara de Execuções Criminais revela que apenas 15 dos 974 presos beneficiados com a saída temporária de São João, não retornaram para os presídios da região onde cumpriam pena. Foi a menor evasão registrada nos últimos anos.
Segundo informações da VEC, no dia 17 de junho, 826 presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto, 58 do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém, 42 do CDP de Riolândia, 15 do CDP de Paulo de Faria e 33 da Penitenciária de Riolândia deixaram as celas para aproveitar seis dias de convívio familiar.
Eles deveriam retornar às unidades prisionais na segunda-feira, 23. Nos presídios da região, todos os reeducandos se apresentaram dentro do prazo. As evasões foram registradas apenas no CPP de Rio Preto. Entre a noite de terça-feira, 24 e a manhã desta quarta-feira, 25, dois dos 15 presos foram recapturados pela Polícia Militar. Um deles foi flagrado no bairro Cristo Rei usando a tornozeleira eletrônica. Ao infringirem as regras do benefício, eles poderão retornar ao regime fechado.
Esta foi a primeira vez, em anos, que o número de detentos liberados fica abaixo de mil. O juiz Evandro Pelarin prevê o fim definitivo das "saidinhas" em 2030.