Voluntários e até mergulhadores participaram da ação para limpeza do rio
Um grupo de voluntários, incluindo mergulhadores, realizou uma ação que retirou mais de 3 toneladas de lixo do Rio Grande em nossa região. A iniciativa, chamada "Rio Limpo 2025 – Salvando o Gigante", mobilizou pescadores e a população local, com o apoio das prefeituras. A ação ocorreu na sexta-feira, 6, dentro do programa do Dia Mundial do Meio Ambiente.
De acordo informações, a ação foi realizada pela Colônia dos Pescadores Z-26 de Mira Estrela, com o apoio das prefeituras de Mira Estrela e Cardoso, que colocaram em prática mais uma operação do projeto “Rio Limpo 2025 – Salvando o Gigante”, onde pescadores e população em geral participaram da despoluição em parte do Rio Grande.
Foram mobilizados 22 embarcações e cerca de 50 pessoas para o trabalho de limpeza das margens e leito do rio.
Os voluntários iniciaram o trabalho no sentido Minas Gerais até a Prainha de Mira Estrela, recolhendo mais de 3,5 toneladas de todo tipo de entulho, principalmente tambores que são usados em tablados de pesca.
“Uma iniciativa fundamental para manter nosso rio limpo e saudável”, disse a prefeita Gleice Castrequini.
A ação também envolveu os alunos da escola estadual Castrequini e da EMEF de Mira Estrela que participaram da plantação de 10 mudas de árvores nativas na prainha, além da soltura de cerca de 1.000 alevinos no rio, de várias espécies, prática comum para aumentar a população de peixes, que serve de alimento e renda para muitos pescadores da região.
O projeto recebeu ainda a doação de 100 mudas de árvores, fornecidas pelo TSN Soluções Ambientais para reflorestamento das margens.
RIO GRANDE
Ele nasce na Serra da Mantiqueira no estado de Minas Gerais, e desce para o interior, sendo a divisa natura entre os estados de São Paulo e Minas Gerais a partir do norte do Estado de São Paulo a partir de Rifaina e vem na direção do noroeste paulista.
Na divisa do estado de Mato Grosso do Sul , após um curso de 1.090 km ele se junta ao Rio Paranaíba na tríplice fronteira (São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul) para formar o Rio Paraná.
No Rio Grande , são quatro usinas hidrelétricas que formam o sistema Grande responsável pela produção de 25% de energia do subsistema Sudeste-Centro Oeste. As Usinas Mascarenhas Moranhas em Ibiraci, Furnas em São José da Barra, Marinbondo (Icém/Fronteira) e Água Vermelha (Ouroeste/Iturama) nas divisas entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Operação envolveu embarcações para limpeza do rio
Estudantes soltaram alevinos no rio
Voluntários se unirão pela limpeza do rio