Teatro recebe neste sábado o espetáculo “Brian ou Brenda?”

Espetáculo começa às 20 horas, com ingresso gratuito

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Teatro recebe neste sábado o espetáculo “Brian ou Brenda?”

Neste sábado, 7 de junho, a companhia teatral “Vie Produções Culturais e Artísticas”, de São Paulo, levará ao palco do Teatro Municipal “Merciol Viscardi” o espetáculo “Brian ou Brenda?”, um texto de Franz Keppler baseado numa história real, com liberdade ficcional, que fomenta a discussão, numa ótica psicossocial, sobre a liberdade de gênero.

A peça, produzida com apoio da Lei Aldir Blanc, é recomendada para o público a partir dos 14 anos de idade. A entrada é gratuita.  

A HISTÓRIA

A peça recria com liberdade ficcional o caso de David Reimer. Em 1965, nascem os gêmeos Brian e Bruce. Aos 8 meses de idade, são submetidos a uma cirurgia de fimose, onde, por engano, o pênis de Brian é cauterizado.  

Atônitos, os pais procuram o psiquiatra John Money, que defende a tese de que os bebês nascem neutros e têm seu gênero definido pela criação. Ele aconselha a família a fazer em Brian uma operação de redesignação sexual e educá-lo conforme uma menina. A partir daí, ele passa a ser chamado de Brenda. 

O resultado é uma menina que cresce infeliz em um corpo que não é seu e, ainda adolescente, tenta se matar. Os pais decidem contar a verdade e então Brenda resolve ir em busca do que nunca havia deixado de ser. Depois de várias cirurgias e implantação de uma prótese peniana, volta a assumir a identidade de gênero masculina e adota o nome de David.