“Semana Ambiental” no Horto mobiliza 500 estudantes da rede municipal

Ação conjunta envolve Educação e Meio Ambiente, com 500 alunos da rede municipal

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Semana Ambiental” no Horto mobiliza 500 estudantes da rede municipal

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, reúne  as secretarias do Meio Ambiente e da Educação com a realização da “semana ambiental” até sexta-feira, 6, com atividades no Horto Florestal Fernando Costa que mobilizam cerca de 500 estudantes da rede municipal que cursam o 4º e o 5° anos. O programa consta de noções teóricas e práticas que tratam da destinação de resíduos sólidos, incentivo à sustentabilidade e conscientização ambiental.

Para o Secretário do Meio Ambiente Carlos Oliveira, as novas gerações já têm um acúmulo importante de informações ambientais, mas “ainda há muito por se fazer”.

Fernandópolis, segundo ele, criará através da Secretaria um dia por semana para realizar atividades ambientais com estudantes da rede municipal de ensino no Centro de Educação Ambiental “Macaco Prego”, criado por lei municipal e que funciona no Horto. “Vamos falar de água, revitalização de florestas e tudo o mais que se faz necessário para salvaguardar o equilíbrio do planeta. Isso é um investimento no futuro”, disse.

GERAÇÕES

Um dos palestrantes é o biólogo Miguel Francisco Ribeiro Neto, agente da Secretaria do Meio Ambiente. Ele concorda que as atuais gerações têm mais informações sobre a questão ecológica, mas em contrapartida, menor convivência com a natureza. “O computador, a TV, o celular, afastam os jovens de hoje de uma vida mais saudável; para amar a Natureza, eles têm que aprender a conviver com ela”, afirmou.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

 O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi criado em 1972, na Conferência de Estocolmo, na Suécia. Este ano, as Nações Unidas escolheram o tema “O fim da poluição plástica global” como carro-chefe da campanha, reforçando o papel de cada cidadão na construção de um planeta mais equilibrado.

 Foi concebida uma abordagem especial da temática que vem sendo desenvolvida, com atividades lúdicas, brincadeiras pedagógicas e plantio de mudas – envolvendo nesse contexto alunos, professores e comunidade escolar num momento de reflexão.