Santa Casa realiza captação de órgãos que atenderá quatro pessoas na fila dos transplantes

Captação de órgãos, rins e córneas, ocorreu na madrugada de domingo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Santa Casa realiza captação de órgãos que atenderá  quatro pessoas na fila dos transplantes

Na madrugada de domingo, 1º de junho, a Santa Casa de Fernandópolis realizou a captação de múltiplos órgãos, rins e córneas, de um doador de 72 anos, que foi internado após sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico com grave acometimento encefálico.

A ação foi guiada pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) de São José do Rio Preto, órgão executivo do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), em parceria com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOT) da Santa Casa de Fernandópolis.

Os órgãos e tecidos doados vão transformar a vida de quatro pessoas que aguardavam na fila por um transplante.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa de Fernandópolis enfatizou a importância da doação de órgãos.

“Por trás de cada vida salva, há um herói anônimo. Um doador que, mesmo na partida, escolheu continuar presente no mundo através do outro. E há também uma família generosa, que, em meio à tristeza, teve a grandeza de estender a mão para quem esperava por um milagre. Converse com sua família. Declare seu desejo de ser doador. Sua decisão pode mudar destinos. Porque doar órgãos não é apenas salvar vidas, é perpetuar a própria existência no gesto mais puro de amor que alguém pode oferecer”.

A Santa Casa reforça a importância de falar sobre doação de órgãos com a família. É uma escolha que pode fazer a diferença para quem espera por uma nova chance. “Doe órgãos, doe vida!”, enfatiza o hospital.

Equipe que trabalhou na captação de órgãos na Santa Casa