Evento termina nesta sexta-feira na Policlínica da Universidade Brasil
Fernandópolis está sediando esta semana simpósio sobre hanseníase. O encontro foi aberto na terça-feira, 6, no auditório do Hospital de Amor, com a parte teórica e termina nesta sexta-feira, 9, com a parte prática será desenvolvida na Policlínica da Universidade Brasil.
Entre os palestrantes presentes no simpósio, o médico Claudio Guedes Salgado, considerado uma autoridade mundial em hansenologia.
O evento tem a participação de profissionais de saúde de todos os setores do município, estudantes da área da saúde e representantes dos 13 municípios da região de Fernandópolis, que integram o Cisarf.
O simpósio é promovido pela Prefeitura Municipal, uma vez que Fernandópolis é um dos 955 municípios brasileiros classificados como de alta endemia.
O Ministério da Saúde destinou R$ 50 milhões para serem distribuídos entre esses 955 municípios, para bancar a capacitação dos agentes na prevenção e tratamento da hanseníase.
DUAS ETAPAS
O palestrante especialmente convidado para o simpósio é o médico Claudio Guedes Salgado, considerado uma autoridade mundial em hansenologia. Dermatologista e hansenólogo, ele é formado pela Universidade Estadual do Pará, Doutor em medicina pela Universidade de Tóquio, Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia.
Segundo explicou o médico Márcio Gaggini, organizador do encontro, o simpósio foi dividido em duas etapas, sendo que a segunda acontecerá no segundo semestre deste ano.
A primeira etapa foi dividida entre as partes teórica na terça e quarta-feira e prática na quinta e sexta-feira.
Médico Claudio Guedes Salgado (ao centro) ladeado pela enfermeira Aline Furlan, o médico Márcio Gaggini, o secretário de Saúde José Martins e o médico Mauricio Favaleça