Profissionais de odontologia participam de capacitação para rastreamento de câncer bucal

Evento também teve como foco a qualificação dos profissionais

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Profissionais de odontologia participam de capacitação para rastreamento de câncer bucal

Profissionais da odontologia de Fernandópolis participaram na manhã desta quinta-feira, 3, de capacitação sobre o Rastreamento de Câncer Bucal com a Dra. Luciana Simonato. O evento teve como objetivo atualizar e qualificar cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal e estagiários de Odontologia, com foco em aprimorar os cuidados prestados à população.

"Nossa missão é aumentar o estoque de saúde e reduzir a carga de doenças que afetam nossa população”, disse o secretário municipal de Saúde José Martins Pinto Neto.

O prefeito João Paulo Cantarella também esteve presente e enfatizou a relevância de investir na capacitação dos profissionais. “Tudo passa pelas mãos de vocês (profissionais de odontologia), e é fundamental que a administração municipal apoie essas iniciativas, pois elas resultam na satisfação da população e nas melhores condições de trabalho para todos”, afirmou. A coordenadora de Saúde Bucal, Karina Camara, também participou, junto com outras coordenadoras de programas de saúde.

RASTREAMENTO DE CÂNCER BUCAL

A recomendação é que homens e mulheres a partir dos 35 anos realizem o rastreamento, especialmente aqueles que fumam ou consomem álcool com frequência, ou que tenham deixado de fumar há menos de 20 anos.

SINAIS A SEREM OBSERVADOS:

- Feridas locais que não cicatrizam em até 15 dias, mesmo sem dor;

- Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou escuras;

- Caroços no pescoço;

- Dor no ouvido;

- Dificuldade para falar e/ou engolir;

- Dores na boca e/ou pescoço.