Santa Casa fortalece parceria em projeto de emergências com UPA e SAMU

Workshop dinâmico do projeto Lean Incentivou a interatividade, promoveu discussões e o compartilhamento de estratégias entre as equipes

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Santa Casa fortalece parceria em projeto de emergências com UPA e SAMU

O Projeto Lean nas Emergências esteve presente na Santa Casa para a realização de um treinamento dinâmico com os representantes das instituições de saúde. O objetivo foi apresentar e discutir, na prática, o impacto dos processos no fluxo de atendimento, redução da superlotação e no aprimoramento da experiência dos pacientes.

O workshop contou com a participação dos representantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Eduardo Machado, gerente da rede, e das enfermeiras Daniela Tiano e Patrícia Alves. Também estiveram presentes os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a enfermeira Natália Bim e a coordenadora Geisa de Morais.

A Santa Casa participa regularmente dessa iniciativa, aplicando metodologias inovadoras para melhorar a qualidade e a agilidade dos serviços prestados.

A dinâmica do treinamento incentivou a interatividade, promoveu discussões e o compartilhamento de estratégias entre as equipes. A colaboração entre os profissionais da Santa Casa, da UPA e do SAMU será fundamental para o alinhamento de processos e a integração entre os atendimentos pré-hospitalar e hospitalar, fortalecendo esse vínculo essencial para a eficiência dos serviços de emergência.

PROJETO LEAN

O Lean Healthcare é a aplicação dos princípios do Lean Manufacturing (no ambiente hospitalar, com o objetivo de melhorar a eficiência, reduzir desperdícios e otimizar processos de atendimento ao paciente. 

Principais Objetivos do Lean nos Hospitais 

Redução de desperdícios – Minimiza estoques excessivos, tempo de espera, movimentação desnecessária e outros desperdícios. 

Otimização do fluxo de trabalho – Melhora a logística dos processos hospitalares, tornando-os mais ágeis. 

Aprimoramento da qualidade do atendimento – Foco na segurança e satisfação do paciente. 

Redução de custos operacionais – Elimina atividades desnecessárias, reduzindo gastos sem comprometer a qualidade do serviço. 

Aumento da produtividade da equipe – Permite que médicos, enfermeiros e outros profissionais trabalhem de forma mais eficiente.