Secretário do Meio Ambiente fala de desafios e de planos para o PEV, represa e horto florestal

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Secretário do Meio Ambiente fala de desafios e  de planos para o PEV, represa e horto florestal

“O meio ambiente é apaixonante e desafiador”. Foi o que disse secretário do Meio Ambiente Carlos Oliveira na entrevista que concedeu ao programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM nesta sexta-feira, 28.

Um dos desafios que enfrenta desde que assumiu o cargo a convite do prefeito João Paulo Cantarella e do vice-prefeito Marcos Mazeti é conter o descarte irregular de materiais na frente do PEV – Posto de Entrega Voluntária – que funciona em armazém ao lado da antiga Estação Ferroviária.

Segundo ele, esse descarte não se justifica porque o PEV tem horário estendido, inclusive aos sábados e domingos, das 7 às 17 horas. “O descarte está ocorrendo no período noturno”, relatou e isso tem exigido um esforço para disponibilização de maquinário para a limpeza, já que o material fica jogado sobre a pista da Avenida dos Ferroviários. “Já estamos preparando a colocação de câmeras no local para flagrar quem está fazendo o descarte fora de hora, notificar e multar”, disse. Ele informou que já tem projeto para transferir o PEV para o Ecoponto próximo à FEF e estuda implantar um programa tipo “recolhe cacareco”.

Também abordou outros temas como a revitalização do Horto Florestal para ser devolvido à população. “Estamos preparando um projeto e o que posso dizer é que vai ficar um espaço fantástico e maravilhoso”, disse. A ideia é que Horto seja um Centro de Educação Ambiental.

Em relação à represa diz que a Secretaria de Obras já se prepara para executar ações para retirar sedimentos que formaram uma espécie de ilha no espelho d´água. Esses sedimentos foram levados para o leito da represa durante as chuvas do final do ano que causaram rompimento do aterro da caixa de contenção que também precisa ser limpa.

O que pretendemos na orla da represa é desenvolver um programa de reflorestamento ambiental para melhorar o ambiente no entorno.

A entrevista completa você vê no vídeo abaixo.