Pesca liberada nos rios da região com o fim da piracema

A pesca está liberada, desde que sejam respeitadas as normas estabelecidas, alerta Polícia Ambiental

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Pesca liberada nos rios da região com o fim da piracema

Com o fim do período de defeso da piracema, partir deste sábado, 1º de março, a pesca amadora e profissional está liberada novamente nos rios da região.

De acordo com o 4º Batalhão de Policiamento Ambiental, que tem sob sua abrangência as Companhias de Rio Preto, Fernandópolis, Franca e Ribeirão Preto, durante a piracema foram aplicadas R$ 525,2 mil em multas na região. Foram apreendidas 2,6 toneladas de pescados em 2025, número um pouco maior que o registrado no ano anterior, que foi de 2,4 toneladas. Neste ano, ainda foram fiscalizados 6 mil pescadores amadores, 672 profissionais. Foram apreendidas 25 tarrafas, 18 embarcações e 86 redes de pesca

Com o término da piracema, os pescadores devem estar atentos às regras de pesca vigentes no estado de São Paulo. A pesca está liberada, desde que sejam respeitadas as normas estabelecidas, incluindo a cota para captura e transporte ao pescador amador, que é de 10 quilos mais um exemplar, vedado ainda ao pescador amador a comercialização ou industrialização. Ainda para o pescador amador, a proibição do uso de petrechos predatórios, como redes de arrasto e espinhéis, podendo se utilizar embarcações, usando somente equipamentos como linha de mão e anzol, caniço, vara com molinete ou carretilha.

Quanto aos pescadores profissionais, a pesca com uso de redes de emalhar (método de espera) e demais petrechos de pesca profissional poderá ser praticada, utilizando, inclusive, embarcações em suas pescarias na captura de espécies nativas da bacia do Rio Paraná e não nativas, como o tucunaré.