UBSs dispõem de vacinas contra a Febre Amarela; campanha é intensificada em Fernandópolis

Doença também é transmitida pelo Aedes aegypti

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

UBSs dispõem de vacinas contra a Febre Amarela; campanha é intensificada em Fernandópolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis intensifica a campanha de vacinação contra a Febre Amarela e alerta a população sobre a importância da imunização.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município,

Veja quem deve tomar a vacina:

- Crianças: A primeira dose deve ser aplicada aos nove meses de idade, com reforço aos quatro anos.

- Pessoas de 5 a 59 anos: Devem receber dose única, caso não tenham sido vacinadas ou não possuam comprovante de imunização.

- Idosos acima de 60 anos: devem consultar um médico antes de receber a vacina.

- Vacinado antes dos 5 anos: dose reforço.

Além disso, pescadores, moradores de áreas de mata e viajantes devem se vacinar pelo menos 10 dias antes da viagem, garantindo proteção adequada contra a doença.

A Febre Amarela é uma doença grave, mas pode ser prevenida com a vacinação. A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia e procurar a UBS mais próxima para receber a imunização.

Desde a última semana, a Secretaria de Saúde vem reforçando campanha pela vacinação diante da circulação do vírus no Estado. Já houve a notificação de 14 casos de febre amarela silvestre, com nove mortes.

O secretário José Martins passou a alertar sobre o risco de nova doença: a febre amarela. “Desde 1942, não tínhamos casos de febre amarela urbana. O mosquito transmissor é o Aedes aegypti”.

Aline Furlan, da Vigilância em Saúde, alertou os produtores rurais e mesmo os moradores da cidade para que, em caso de encontro de um macaco morto, devem comunicar o fato imediatamente ao Centro de Zoonoses e não tocar no animal, pois ele pode ter morrido por febre amarela silvestre ou raiva animal.