Com casos de febre amarela no estado, Saúde de Fernandópolis reforça importância da vacinação

São Paulo registrou 15 casos de febre amarela este ano com nove mortes

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Com casos de febre amarela no estado, Saúde de Fernandópolis reforça importância da vacinação

O estado de São Paulo já registrou 15 casos de febre amarela em 2025, sendo que nove deles evoluíram para óbito. Segundo o governo estadual, todos os contaminados não tinham histórico de vacinação.

Com o vírus da febre amarela circulando pelo estado e a proximidade do carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma entrevista coletiva esta semana para alertar os fernandopolenses de que a vacina contra a febre amarela está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

O encontro reuniu no Paço Municipal que reuniu o secretário Municipal de Saúde José Martins, o médico infectologista do Cadip Marcio Gaggini, a diretora da Vigilância em Saúde Aline Furlan e a responsável pela imunização Kelgissane Bruzão.

O alerta também foi para a população no caso de encontrar macacos mortos em matas da área rural e urbana para notificar a vigilância. “Esses animais não são vilões, eles não transmitem a febre amarela para o humano. São as primeiras vítimas e servem para nos alertar sobre circulação do vírus pela região”, destacou o médico infectologista Márcio Gaggini.

O secretário de Saúde José Martins destacou que o vírus está circulando no estado e com o feriado do carnaval, muita gente viaja para áreas com casos da doença e a febre amarela é prevenível através da vacinação

Apenas indivíduos que não estavam vacinados contra a febre amarela foram infectados em São Paulo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde paulista. O estado registrou 15 casos da doença, dos quais 9 morreram.

A enfermeira Kelgissane Bruzão, responsável pela imunização, alertou que a vacina está disponível nas Unidades de Saúde e chamou a atenção para quem vai viajar durante o carnaval para verificar se está com a vacina em dia.

ALERTA

Além da vacinação, é importante que ao visitar áreas de matas, utilizem-se métodos de barreiras para evitar a picada do mosquito, como:

Uso de repelente;

Uso de calças e camisas de manga longa;

Uso de sapatos fechados;

Uso de mosquiteiro em berços e carrinhos de crianças menores de seis meses de idade. 

FEBRE AMARELA

A Febre Amarela é uma doença infecciosa, transmitida por um vírus através da picada de mosquitos. O ciclo de transmissão pode ser urbano e silvestre. No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, zica e chicungunha) infectados.

Os sintomas iniciais aparecem de 3 a 6 dias depois da infecção e incluem:

Início súbito de febre;

Calafrios;

Dor de cabeça intensa;

Dores musculares;

Dores no corpo em geral;

Náuseas e vômitos;

Fadiga;

Fraqueza.

Ao apresentar sintomas, a recomendação é procurar imediatamente atendimento médico. A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais, mas cerca de 15% podem apresentar formas graves da doença.