SP decreta emergência para dengue; região noroeste tem a pior situação no estado

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SP decreta emergência para dengue; região noroeste tem a pior situação no estado

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve assinar ainda hoje o decreto estadual de situação de emergência para dengue. O anúncio foi do  secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva. A emergência valerá para  todo o território paulista.

A medida permitirá a implementação de ações com maior agilidade, bem como a alocação de recursos adicionais do governo federal.

De acordo com a pasta, 59 municípios paulistas já estavam com o decreto de emergência por dengue ativo, incluindo Fernandópolis já registra este ano cerca de 4 mil casos positivos e 3 mortes por dengue.

Durante reunião no COE - Centro de Operações de Emergências -, o secretário também anunciou medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também de zika e chikungunya.

Conforme dados do painel de indicadores da Secretaria da Saúde atualizados nesta quarta-feira, o estado registra 124.038 casos confirmados de dengue e 113 mortes. Há ainda 82.908 casos e 233 óbitos em investigação.

Neste ano, a pior situação é encontrada no Departamento Regional de Saúde de Rio Preto, que engloba 102 municípios paulistas. A região contabilizava, até esta terça-feira, 17, 35.347 casos confirmados de dengue e 35 mortes.