Previsão de tempestade não se confirma e região tem chuva que variou de 14 a 65 mm

Fernandópolis registrou chuva de 54,9 mm neste sábado

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Previsão de tempestade não se confirma e região tem chuva que variou de 14 a 65 mm

A previsão de chuva acumulada de até 200 milímetros para a região noroeste e o risco de tempestade  no Estado de São Paulo não se confirmaram. Conforme registros das estações do Ciiagro com dados até às 7 horas da manhã deste domingo, o acumulado de chuva na região variou entre 14 e 65 mm. 

Em Fernandópolis o acumulado de chuva das 7 horas da manhã de sábado às 7 horas da manhã deste domingo, chegou a 54,9 mm, ou seja, quase 55 litros d’água por metro quadrado, o que contribui para recuperação da umidade do solo após seis meses de seca e calor.

O capitão Roberto Farina, da Defesa Civil de SP, explica que o primeiro motivo da perda de força da chuva foi a divisão da frente fria que vinha do sul em duas partes. Uma delas, segundo o capitão, seguiu o sentido Paraná, passando pelo interior paulista até Presidente Prudente, do lado oeste de São Paulo; e a outra foi em direção ao oceano, subindo por São Sebastião e Ubatuba, e retornando ao continente na Serra da Mantiqueira. “Então, se formaram dois núcleos de chuva, um em Presidente Prudente e outro na Serra da Mantiqueira”, disse Farina ao jornal Estadão.

Um segundo motivo, explica ele, foi a mudança de rota do corredor de umidade amazônico, que entra no Estado entre Barretos e Presidente Prudente. A previsão para o alto acumulado de chuvas para São Paulo neste final de semana estava relacionada com o encontro da frente fria do sul com esse corredor amazônico úmido. O domingo segue nublado neste domingo com possibilidades de pancadas de chuva no decorrer do dia.

A chuva que atingiu a região foi de intensidade variável. Veja os índices coletados, conforme registros de estações do Ciiagro pela região, levando em conta as 24 horas entre 7 horas da manhã de sábado, às 7 horas da manhã de domingo:

Fernandópolis – 54,9 mm

Votuporanga – 14,5 mm

Jales – 65,0 mm

Mirassol – 44,7 mm

Indiaporã – 16,3 mm

Estrela d´Oeste – 49,0 mm