Inmet mantém Fernandópolis e região em alerta laranja para tempestades

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Inmet mantém Fernandópolis e região em alerta laranja para tempestades

Um novo alerta da Defesa Civil de SP divulgado neste sábado, 19, indica que as fortes chuvas esperadas para atingir o estado de São Paulo se deslocaram para Minas Gerais e Rio de Janeiro. Assim, São Paulo deve ter um cenário mais ameno do que o previsto nos últimos dias. Ainda assim, o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - mantém alerta laranja para Fernandópolis e região até este domingo.

A propagação de uma frente fria mantém as condições para chuvas, mas elas devem ter intensidade variando de fraca a moderada, principalmente no período da tarde. Votuporanga, por exemplo,  registrou vendaval na noite de quinta-feira, 17, com queda de 15 árvores e destelhamento de parte da unidade do Poupatempo da cidade que foi interditada pela Defesa Civil.

Na tarde desta sexta, 18, algumas regiões do estado enfrentaram tempestades. Defesa Civil, governo e prefeituras acompanham a situação. Presidente Prudente, por exemplo, teve chuvas fortes com raios e vento.

"Os modelos meteorológicos estavam indicando risco para acumulados meteorológicos elevados, porém, o sistema ganhou força apenas em Minas Gerais e Rio de Janeiro, criando um cenário bem mais ameno no estado de São Paulo. Felizmente os acumulados ficaram abaixo do esperado devido à esse cenário", diz nota da Defesa Civil.

Ainda de acordo com a nova previsão, os municípios paulistas na divisa com Minas Gerais devem receber chuvas de intensidade moderada.

O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - acendeu um alerta de “perigo” para tempestades para o Rio de Janeiro e partes de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ele é válido até este domingo, 20.

Há risco de grandes acumulados de chuvas, entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos, de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Isso pode ocasionar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

De acordo com o mapa do Inmet, em São Paulo, o alerta inclui Fernandópolis e a região de Rio Preto (veja a área em laranja no mapa).