Encontro estadual realizado em São Paulo debateu durante dois dias o aprimoramento de conhecimentos técnicos e científicos em ações de captação de órgãos para transplantes. Setembro Verde é o mês de conscientização e incentivo para a doação de órgãos.
O III Encontro Estadual das Comissões Intra-Hospitalares de Transplantes em São Paulo aconteceu entre os dias 3 e 4 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A Santa Casa de Fernandópolis foi representada pelas enfermeiras Kauani Colombo e Polieni Ynohaie, membros da CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - do hospital.
Entre os principais temas discutidos, estava a organização das atividades das comissões, o diagnóstico de morte encefálica e seus principais aspectos, além da abordagem das famílias para a doação de órgãos.
A capacitação recebida será aplicada nos processos internos da Santa Casa de Fernandópolis, com ênfase na formação da equipe para o protocolo de morte encefálica, no manejo do doador e na sensibilização das famílias sobre a importância da doação.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa de Fernandópolis realiza anualmente a campanha Setembro Verde, uma mobilização incentivada pelos setores de saúde, tanto no Brasil quanto em vários países ao redor do mundo, para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.