SP decreta emergência em municípios atingidos por queimadas e libera pacote de ajuda aos produtores afetados

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SP decreta emergência em municípios atingidos por queimadas e libera pacote de ajuda aos produtores afetados

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou emergência em 45 cidades do interior do estado, devido aos incêndios florestais que atingem os municípios deste a última sexta-feira, 23. O decreto vale por 180 dias e foi publicado no Diário Oficial do estado.

Desde o início dos incêndios, o governo paulista montou gabinete de crise com a Defesa Civil.

A Defesa Civil também orientou a população que está nos locais em que há alerta ou focos ativos. Entre as recomendações estão dirigir com atenção redobrada, evitar atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo, não soltar balões, além de evitar se deslocar pelas rodovias que estão com interdições (veja lista abaixo), buscando rotas mais seguras.

Segundo o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), 24 cidades enfrentam focos ativos de incêndio, e outros 41 estão sendo monitorados e estão em alerta máximo para queimadas.

Além dos três helicópteros águias da Polícia Militar que atuam no combate, em parceria com o Governo Federal, a Força Aérea Brasileira enviou uma aeronave KC-390 e dois helicópteros para auxiliarem na ação.

Neste domingo, 25, a administração estadual, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, também lança um pacote de ações para produtores rurais afetados pelos incêndios.

A verba liberada pelo governo aos prejudicados é de R$ 10 milhões. Os afetados terão acesso a R$ 50 mil sem juros, para custeio emergencial de despesas para manutenção e recuperação da produção.

A cidade de Urupês, na nossa região, onde dois trabalhadores morreram enquanto tentavam combater queimada está na lista dos municípios em estado de emergência. Outras cidades são da região de Ribeirão Preto.