O Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - publicou um alerta vermelho de “grande perigo” para a continuidade da onda de calor no Centro-Sul do Brasil, incluindo a região noroeste do Estado de São Paulo, onde está Fernandópolis.
Segundo o aviso, até esta sexta-feira, 23, ainda há previsão de muito calor e tempo seco em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná e até parte de Santa Catarina. O alerta máximo do instituto indica risco à saúde com temperaturas 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias.
Desde o inicio da semana, Fernandópolis vem registrando temperaturas acima de 36°C e umidade relativa do ar abaixo de 20%. Nesta quarta-feira, o índice de umidade caiu a 15%, o mais baixo registrado nesta onda de calor.
Além do calor, o tempo seco segue como destaque com valores considerados emergenciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS), abaixo de 12%. O alerta amarelo de “perigo potencial” do Inmet abrange Estados das cinco regiões do Brasil. A vigência do aviso tem duração até 19h desta quinta-feira.