O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado emitiu alerta para 16 regiões, incluindo Fernandópolis, sobre o risco de incêndios florestais. A estiagem de quatro meses, as altas temperaturas e baixa umidade registradas nos últimos dias tem aumentado o número de focos de incêndios, segundo o Corpo de Bombeiros.
Nesta segunda-feira, 19, a temperatura chegou a 36,6°C e a umidade do ar caiu a 16% em Fernandópolis, segundo a estação do Ciiagro, condição suficiente para a ocorrência de mais uma grande queimada na área rural que se propagou rapidamente alimentada pelo vento.
Bombeiros, brigadistas, com apoio de caminhões pipas e até tratores só conseguiram controlar o fogo que atingiu área rural entre Fernandópolis e Pedranópolis, a 3 km do Água Viva Resort, a margem da rodovia Prefeito João Carlos Stuqui no início da noite. Viatura da Semutran deu apoio na ocorrência. A vegetação seca e o vento espalharam o fogo que chegou próximo a moradias. Foi uma queimada de grandes proporções. Os bombeiros avaliam ainda a extensão da área destruída pelo fogo.
Desde maio, os bombeiros estão registrando aumento dramático de ocorrências de incêndios na região de Fernandópolis. Conforme relatou o comandante da Estação dos Bombeiros, Sargento Cássio Bindela, o número de ocorrências mais que dobrou na comparação com anos anteriores.
Brigadistas trabalharam no combate as chamas
Fogo chegou perto de residências
Corpo de Bombeiros recebeu apoio da caminhões pipas de usinas da região para controlar o incêndio
Labaredas podiam se vistas de longe
Área de grande extensão foi destruída pela queimada nesta segunda-feira