Secretario de Saúde Ivan Veronesi diz, contudo, que não há prazo para chegada das novas ambulâncias
A frota de ambulância do SAMU de Fernandópolis está desgastada com as viaturas apresentando constantes problemas mecânicos. Esta semana, a prefeitura precisou socorrer o SAMU destinando uma ambulância de apoio, mas ela também apresentou problemas mecânicos e precisou ser rebocada. Os constantes problemas mecânicos comprometem o atendimento a quem precisa de socorro médico.
Questionada, a prefeitura diz que aguarda a renovação da frota de ambulâncias do SAMU que tem atendimento regional. Em nota informou que quatro ambulâncias estão sendo aguardadas na destinação pelo PAC da Saúde.
O secretário de Saúde de Fernandópolis, Ivan Veronesi, em áudio enviado à Rádio Difusora FM confirmou que quatro ambulâncias, uma delas a USA – Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) – e outras três, as chamadas USBs – Unidades de Suporte Básico foram destinadas a Fernandópolis.
“Os pedidos de Fernandópolis já foram habilitados. Estamos aguardando o pronunciamento do Ministério da Saúde para distribuição dos novos veículos, uma vez que a nossa frota já ultrapassa o tempo de uso preconizado pelo Ministério da Saúde que é de cinco anos. Entramos em contato com o Ministério e eles não tem um prazo estabelecido”, disse o secretário.
NOVAS ENTREGAS
Segundo o governo federal, partir desta quarta-feira, 17, 10 estados e o Distrito Federal recebem novos veículos para a renovação da frota do SAMU 192. Ao todo, serão 82 novas ambulâncias, entregues pelo Ministério da Saúde, que irão substituir os veículos com mais de cinco anos de uso e fortalecer o atendimento de urgência e emergência para a população, com investimento de R$ 22,6 milhões.
Nessa etapa, os estados de Alagoas, Rondônia, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina, Amazonas, Piauí, Paraíba, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal serão contemplados.
Na cidade de Salto, interior paulista, na semana passada, o Lula entregou 280 novas ambulâncias do SAMU. As entregas fazem parte do Novo PAC, com investimento de R$ 89 milhões para renovação da frota. Até o final do ano, mais 1.780 veículos vão ser entregues, modernizando 60% da frota do SAMU, anunciou a Ministra da Saude, Nísia
Andrade.