SAMU Fernandópolis aguarda quatro novas ambulâncias para substituir frota desgastada

Secretario de Saúde Ivan Veronesi diz, contudo, que não há prazo para chegada das novas ambulâncias

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SAMU Fernandópolis aguarda quatro novas ambulâncias para substituir frota desgastada

A frota de ambulância do SAMU de Fernandópolis está desgastada com as viaturas apresentando constantes problemas mecânicos. Esta semana, a prefeitura precisou socorrer o SAMU destinando uma ambulância de apoio, mas ela também apresentou problemas mecânicos e precisou ser rebocada. Os constantes problemas mecânicos comprometem o atendimento a quem precisa de socorro médico.

Questionada, a prefeitura diz que aguarda a renovação da frota de ambulâncias do SAMU que tem atendimento regional. Em nota informou que quatro ambulâncias estão sendo aguardadas na destinação pelo PAC da Saúde.

O secretário de Saúde de Fernandópolis, Ivan Veronesi, em áudio enviado à Rádio Difusora FM confirmou que quatro ambulâncias, uma delas a USA – Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) – e outras três, as chamadas USBs – Unidades de Suporte Básico foram destinadas a Fernandópolis.

“Os pedidos de Fernandópolis já foram habilitados. Estamos aguardando o pronunciamento do Ministério da Saúde para distribuição dos novos veículos, uma vez que a nossa frota já ultrapassa o tempo de uso preconizado pelo Ministério da Saúde que é de cinco anos. Entramos em contato com o Ministério e eles não tem um prazo estabelecido”, disse o secretário.

NOVAS ENTREGAS

Segundo o governo federal, partir desta quarta-feira, 17, 10 estados e o Distrito Federal recebem novos veículos para a renovação da frota do SAMU 192. Ao todo, serão 82 novas ambulâncias, entregues pelo Ministério da Saúde, que irão substituir os veículos com mais de cinco anos de uso e fortalecer o atendimento de urgência e emergência para a população, com investimento de R$ 22,6 milhões.

Nessa etapa, os estados de Alagoas, Rondônia, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina, Amazonas, Piauí, Paraíba, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal serão contemplados.

Na cidade de Salto, interior paulista, na semana passada, o Lula entregou 280 novas ambulâncias do SAMU. As entregas fazem parte do Novo PAC, com investimento de R$ 89 milhões para renovação da frota. Até o final do ano, mais 1.780 veículos vão ser entregues, modernizando 60% da frota do SAMU, anunciou a Ministra da Saude, Nísia
Andrade.