Fernandópolis não registra chuva desde a segunda quinzena de abril
Fernandópolis e a região noroeste foram colocadas em situação de emergência para o risco de incêndios pela Defesa Civil do Estado de São Paulo nesta quarta-feira, 26.
O apontamento é feito com base no Sistema de Monitoramento e Alerta (SMAC), feito em parceria com a Climatempo, que gera um mapa a partir de informações colhidas por quatro satélites.
Além das informações sobre o clima, contribuem para a emissão do alerta a longa estiagem e a abundância de vegetação seca, que elevam o risco de queimadas na região. O Mapa de Risco é um instrumento que ajuda a Polícia Ambiental, encarregada de fazer a fiscalização contra as queimadas, principalmente na área rural, e de aplicar punições administrativas e multas.
Há preocupação com o risco de queimadas iniciadas a partir de vegetação seca, as margens das principais rodovias da região.
Fernandópolis não registra chuva desde a segunda quinzena de abril. Nesta terça-feira, 25, Fernandópolis registrou temperatura máxima de 33 graus e a umidade relativa do ar ficou em 30%, segundo dados da estação do Ciiagro.
Veja abaixo os mapas com as projeções da Defesa Civil e Climatempo para as condições climáticas na região até o final de semana.
Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo