A Câmara de Fernandópolis aprovou nesta terça-feira, 7, o projeto do prefeito André Pessuto que regulamenta a implantação da infraestrutura de suporte para operacionalização da nova tecnologia 5G. A regulamentação é necessária para adequação à regra federal e a instalação de novas torres de celular.
Fernandópolis já está com o planejamento aprovado pela Anatel, cumprindo a fase 4 do processo e está com previsão para a liberação da faixa 3,5 GHz prevista para ocorrer até junho deste ano.
No projeto, o prefeito aponta que a regulamentação é essencial para expansão dos serviços de comunicação, como telefonia móvel, internet banda larga e serviços de emergência. “Isso impulsiona o progresso tecnológico, contribuindo para a inovação e a competividade nacional. O avanço tecnológico e o aumento da demanda por serviços de comunicação impõem a necessidade de expandir a infraestrutura existente”, ressaltou o prefeito.
O presidente da Câmara João Pedro Siqueira lembrou que, na visita que fez a Fernandópolis recentemente, o secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Lima, cobrou a aprovação da legislação, já que o governo pretende a implantação do 5G em todo o estado rapidamente. Já são mais de 400 municípios com legislação aprovada.