Com flagrantes efetuados pela população, a Secretaria do Meio Ambiente de Fernandópolis conseguiu identificar e multar os “sujões” da cidade por descarte irregular de entulho.
Novas denúncias (por meio de imagens) chegaram ao conhecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente permitindo a identificação das placas dos veículos, entre ele, um caminhão que tinha um adesivo de empresa na porta, sendo possível localizar os proprietários e efetuar as multas por crime ambiental, baseado na Lei que institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos. Uma das ocorrências gerou multa no valor de R$ 720,00 e a outra será finalizada após laudo técnico dos danos ambientais causados.
“Nossos principais aliados são os próprios moradores, motoristas, ciclistas, enfim, todo aquele munícipe que flagra uma ação de descarte irregular. É impossível estarmos em todos os lugares, 24 horas por dia, até porque é importante que seja flagrante para se constatar o crime. Por isso, quando a pessoa flagra uma situação como essa, pedimos para que filme ou tire uma foto, mas que seja possível a identificação da placa do veículo. Não precisa discutir com o infrator, não precisa se identificar, basta nos encaminhar que nós iremos tomar as providências”, destacou o secretário de Meio Ambiente Luiz Sérgio Vanzela.
ONDE FAZER O DESCARTE CORRETO:
ECOPONTO DOS GALHOS:
Recebe resíduos sólidos verdes urbanos provenientes de ações e intervenções para a limpeza e manutenção de terrenos; supressão de vegetação; manutenção dos jardins; arborização urbana; hortas das habitações, ou outros espaços de uso público e/ou privado, nomeadamente composto por aparas, raízes, troncos, ramos, galhos, folhas, restos de vegetais herbáceos. Endereço: Av. Theotonio Vilela, s/n, Jardim Vitória
P.E.V. (PONTO DE ENTREGA VOLUNTÁRIO):
Recebe animais domésticos mortos, lixo eletrônico, pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, móveis usados;
Endereço: Avenida dos Ferroviários ao lado da antiga Estação Ferroviária
DENÚNCIAS:
Podem ser feitas para a Ouvidoria Municipal com fotos ou vídeos que permitam a identificação do infrator pelo WhatsApp (99729-4550) ou pelo telefone - WhatsApp - da Secretaria de Meio Ambiente 3463-9014. A denúncia é mantida sob sigilo.