Região fica fora da vacinação contra dengue este ano

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Região fica fora da vacinação contra dengue este ano

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 25, os 521 municípios que receberão doses da vacina contra a dengue em 2024. Neste ano, o grupo a ser vacinado é o de crianças de 10 a 14 anos diante de um número limitado de doses disponíveis.

Nenhuma cidade da região aparece na lista. No Estado de São Paulo foram escolhidas as cidades de Guarulhos, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá. Santa Isabel; Biritiba-Mirim e Salesópolis.

A escolha das cidades seguiu os seguintes critérios: grande porte, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue entre 2023 e 2024; predominância do sorotipo 2 da dengue; e a definição das regiões de saúde.

A faixa etária está dentro do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dos 6 aos 16 anos. De acordo com Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, a escolha foi feita levando em consideração que, entre as crianças, o grupo de 10 a 14 anos concentra o maior número de hospitalizações.

Entre janeiro de 2019 e novembro de 2023, foram 16,4 mil internações, com isso, ficando atrás dos idosos, grupo não abrangido pelo registro da vacina, segundo a Saúde.

A tônica da fala das autoridades durante a coletiva, é um alerta de que embora a vacinação ocorra ao longo do ano, os efeitos não serão sentidos no curto prazo, e destacaram que o foco do combate à doença neste ano serão ações combinadas, com controle do vetor, o mosquito Aedes Aegypti, e conscientização sobre a eliminação dos criadouros dele.