No início da semana, os alunos da escola EMEF Pedro Malavazzi participaram de um ‘Aulão de Tênis’ no complexo esportivo da Casa de Portugal. A atividade faz parte do projeto de massificação ‘Maria Esther Bueno’ desenvolvido no município em parceria com a ‘Rede Tênis Brasil’, por meio das secretarias municipais de Educação e Esportes.
De acordo com o professor de tênis e coordenador local do projeto, Fábio Cavariani, as aulas são ministradas desde 2011 e já impactaram mais de 2 mil alunos que passaram pela rede municipal de ensino do 1º ao 5º ano.
“As aulas são desenvolvidas na escola conciliando com a disciplina de Educação Física. O contato dos alunos com essa modalidade é muito legal, pois atingimos uma quantidade grande de crianças. Até para nós, é uma experiência diferente por ter a possibilidade de trabalhar com mais alunos ao mesmo tempo, pois normalmente as aulas são com no máximo quatro pessoas e no projeto é com uma turma inteira”, revela o professor.
As aulas são ministradas todos os meses nas EMEF’s de Fernandópolis. O município possui uma parceria também com a Casa de Portugal para a implementação das atividades do projeto ‘Bom de Escola, Bom de Esporte’. Com isso, os alunos, além das atividades nas quadras das escolas, também terão em 2024 as atividades estendidas para as quadras de tênis da Casa de Portugal.
“Hoje eles entraram numa quadra de verdade de um complexo esportivo que é conhecido em todo o Estado. É nítido como as crianças melhoraram a coordenação motora, inclusive a percepção de jogadas, além, é claro, de terem contato com um esporte ainda distante de muitas crianças”, destacou Fábio.
Segundo o professor, para 2024, a meta é desenvolver a etapa dois do projeto. “Na segunda etapa iremos convidar os alunos que já estão se destacando na modalidade para um treinamento mais especializado e voltado ao alto rendimento”, completa Cavariani.