Desde ontem, 6, Rio Preto sedia o Campeonato Brasileiro de Karatê. A competição que acontece no ginásio de esportes Alberto Cecconi, termina no domingo. Fernandópolis levou delegação com sete caratecas da Associação Dojokan.
De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Karatê, Márcio Fuscaldo, o campeonato brasileiro é uma competição que, neste nível e porte, nunca foi feita em Rio Preto e reune atletas de 15 Estados. Além de atletas profissionais, a competição também terá disputas infantis e master.
Os atletas da Dojokan de Fernandópolis chegaram a disputa após superarem competições como a Copa São Paulo e o Campeonato Paulista.
“É com grande orgulho que Fernandópolis novamente conseguiu vagas para o Brasileiro e vamos representar nossa cidade e o nosso estado com muita dedicação”, destacou o sensei Adauto Guarnieri. Fernandópolis está levando sete atletas para competições em Katá e Kumite. Além do sensei Adauto Guarnieri, Fernandópolis participa do campeonato com os atletas Enzo Pinheiro, Erick Lopes, Breno Kendy , Mateus Félix , Maria Fernanda, Victor Mota e Vinicius Casa Grande.
Em entrevista à Rádio Difusora, Guarnieri destacou o trabalho da Associação Dojokan que tem o apoio da Secretaria de Esportes e está integrada ao projeto Bom de Escola, Bom de Esporte. “Hoje trabalhamos com cerca de 100 alunos no projeto. “Seis dos atletas que disputam o brasileiro saíram do projeto que vem alavancando o karatê na cidade e isso é muito gratificante”, destacou.
Embora acumule vasta experiência com currículo de competições internacionais, o sensei lembra que cada campeonato sempre gera grande expectativa e causa aquele frio na barriga. “Isso é do esporte e treinamos fortes para esta competição”, asseverou.
Neste sábado, as disputas acontecem a partir das 8 horas. Já no último dia, domingo, 10, as provas começam às 8h e vão até as 16h. A entrada é gratuita.