Desde a última quinta-feira, 20, Fernandópolis se tornou a capital do riso. A 10ª edição do EuRiso - Encontro Internacional de Palhaços tem contado obtido sucesso de público em todas as apresentações. O evento segue até amanhã com atrações a partir das 11h da manhã até às 21h na Praça Joaquim Antônio Pereira e no Teatro Municipal.
Durante os dois primeiros dias, além dos espaços culturais, o EuRiso também realizou apresentações em instituições assistenciais nos bairros da cidade e na Santa Casa, onde os palhaços levaram alegria para os pacientes que estavam internados no hospital. “O EuRiso não é apenas diversão, mas, também, uma forma de resgatar a humanização no ambiente hospitalar. Ver os pacientes deixando de lado, mesmo que temporariamente, suas dores e preocupações, tem um impacto positivo tanto em seus processos de recuperação, quanto na nossa atuação profissional”, destacou a psicóloga hospitalar, Marina Matioli.
A popular Palhaceata, realizada na tarde de ontem, 21, foi o ponto alto desse grande evento e reuniu artistas, crianças e movimentou a região central da cidade. Antes dos palhaços invadirem a as ruas, foi realizada uma concentração na lona onde foram oferecidas pinturas no rosto, adereços e uma oficina de construção de Lixomentos Musicais.
O EuRiso, considerado um dos maiores festivais de palhaços do Brasil e da América Latina, tem a participação de artistas nacionais e internacionais. Segundo a organização é evento é um espaço de compartilhamento e recriação de manifestações artísticas, celebrando a riqueza e a importância da diversidade.
O evento é uma produção da Mirabolante Companhia e Palhaços de Plantão com apoio da Prefeitura de Fernandópolis e promoção da TV Tem.