O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); CADIP (Centro de Atendimento às Doenças Infectocontagiosas) e Unidades de Saúde intensificam as ações de conscientização sobre as hepatites virais por meio da Campanha “Julho Amarelo”.
Como forma de orientação, prevenção e diagnóstico, as unidades de Saúde aumentam nesse período a oferta de testes rápidos de hepatite aos usuários e, em parceria com os NASF, faz a entrega de panfletos educativos sobre o tema e rodas de conversa nas salas de espera.
Para realizar o exame de hepatite, a pessoa interessada deve dirigir-se a uma unidade de saúde e solicitar o teste. Todos os casos positivos são encaminhados diretamente para o CADIP que faz um programa de tratamento antiviral e monitoramento com o paciente.
O programa de Hepatite do CADIP atende a regional de Fernandópolis que é formada por 12 municípios. Atualmente, a unidade realiza o tratamento medicamentoso de 18 pessoas para Hepatite B e 03 pessoas para Hepatite C. Desde o início de 2023 foram realizados 03 diagnósticos novos de Hepatite C e 01 diagnóstico de Hepatite B, com predomínio na faixa etária acima de 40 anos.
Os profissionais de Saúde do CADIP também realizarão neste ano a testagem em empresas do município, a fim de abranger o público alvo.