Pneumologista alerta para os cuidados com a saúde respiratória no inverno

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Pneumologista alerta para os cuidados com a saúde respiratória no inverno

Com o sobe e desce das temperaturas e a chuva escassa, a médica pneumologista Marília Dácia, da Santa Casa de Fernandópolis, alerta a população para os cuidados com a saúde respiratória. “A baixa umidade do ar pode provocar alguns sintomas como tosse, irritação no nariz, coceira, tosse por vários dias, semanas e meses”, destaca.

Segundo a médica, as doenças mais recorrentes acabam sendo a rinite, sinusite e para quem tem bronquite a asma acaba agravando ainda mais. “Por isso, o paciente acaba procurando mais o consultório e o pronto atendimento, pois acaba precisando de mais medicações para poder manter as doenças controladas”, revela Marília.

A pneumologista orienta que é necessário ingerir bastante água ou alimentos ricos em água, como a melancia. “Nessa época do ano as pessoas acabam tendo menos sede e isso acaba agravando mais. Temos que lembrar de tomar bastante água e colocar o umidificador nos ambientes do trabalho e em casa. Outra orientação é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico para umidificar as mucosas, para poder ajudar a saúde respiratória melhorar”, orienta.

De acordo com Marília, os meses considerados mais críticos, quando falamos em umidade relativa do ar, são agosto e setembro. “As baixas temperaturas e a baixa umidade acabam prejudicando ainda mais a nossa saúde respiratória. Então, precisamos redobrar os cuidados e tomar bastante líquido, para diminuir os efeitos desse clima seco pelo qual a gente está passando. Agora em julho é até menos, mas entre agosto e setembro a umidade acaba ficando ainda mais baixa”, finaliza a médica.