Já está agendado para o dia 25 de julho mais uma edição do projeto ‘Espalhando Leitura’, que irá colocar em circulação mais de 330 exemplares de livros de diversos gêneros literários (romances, autoajuda, juvenil, infantil, contos, prosas, poesias entre outros). A data escolhida é para celebrar o Dia do Escritor.
A ação consiste em deixar esses livros em locais públicos da cidade onde há grande circulação de pessoas para que sejam levados gratuitamente para casa pelos moradores da cidade e de toda região. Os títulos são variados e os exemplares estarão espalhados em locais como o terminal rodoviário, praças, restaurantes, centro da cidade, entre outros, a partir das 8h.
O projeto, que é realizado desde 2017 em Fernandópolis pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Biblioteca Municipal, é inspirado no conceito BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000. No Brasil o conceito foi difundido pelo jornalista Felipe Brandão.
“Ao ter acesso a um livro, a pessoa tem diversos benefícios, como o estímulo ao raciocínio, a melhora do vocabulário, aprimoramento da capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado”, disse a responsável pelo projeto, Cíntia Marice Rondina, que coordena a ação juntamente com Vânia Aparecida Brito.
Segundo a coordenadora, após a leitura do livro, que estará com um adesivo de identificação do projeto, o cidadão pode ainda trocá-lo por algum título disponível no projeto “Trocando Histórias”, na Biblioteca Municipal.