A regionalização da saúde vai reunir representantes dos 102 municípios, incluindo Fernandópolis, que compõe a Diretoria Regional de Saúde (DRS-15) em São José do Rio Preto nos dias 11 e 12, terça e quarta-feira. O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva e o coordenador do Projeto de Regionalização da Saúde, Renilson Rehem, estarão presentes.
Essas Oficinas Macrorregionais para debater o tema já aconteceram em outras regiões, como Bauru, Taubaté, Marília e Presidente Prudente. Depois de Rio Preto, o evento ocorrerá na região de Araçatuba, dias 13 e 14.
“O Projeto de Regionalização vai reestruturar a rede de saúde pública. Vamos priorizar a gestão dos recursos e alterar as métricas de distribuição de acordo com os principais problemas identificados em cada região. Os municípios, e as redes regionais de serviços de saúde que serão criadas para atender esses municípios, vão guiar esse processo de acordo com as suas necessidades”, apontou o secretário Eleuses Paiva.
Dentro do projeto de Regionalização da Saúde de São Paulo, a DRS-15 ficará dividida em sete microrregiões, segundo revelou o diretor da DRS-15 Guilherme Camargo em entrevista à Rádio Difusora FM. Em encontro realizado em abril em Fernandópolis, Camargo já anunciava a regionalização como projeto para desafogar hospitais, melhorar serviços, reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.
Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP – Conselho de Secretários Municipais - e o apoio da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde -, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo.