Ao som de muito arrasta pé, o Fernanraiá terá início nessa quinta-feira, 06, com uma programação recheada de shows, comidas típicas, quadrilha, resgate das tradições caboclas, artesanato local e muita solidariedade. O evento acontece até o próximo sábado, 08, na Praça Joaquim Antônio Pereira.
A festa que une entretenimento e solidariedade irá reunir barracas das entidades assistenciais do município que serão responsáveis pela praça de alimentação. Estarão presentes a Apae, Santa Casa, Caefa, Ceads, Apadaf, Advf, Henri Pestalozi, Sonhadores, Ejocri, Acredite, Unati, Parque São Vicente de Paulo, Pelos e Patas, Avcc e Cofasp.
A barraca da Santa Casa irá oferecer além das bebidas, o tradicional espetinho de carne, frango, kafta e a diretoria está otimista com os resultados do evento. “Ao combinar a cultura caipira com a solidariedade, esse evento cria um ambiente de felicidade e cooperação, proporcionando diversão para todos e, ao mesmo tempo, contribuindo para as instituições locais. Essa iniciativa é uma oportunidade para demonstrar como uma comunidade unida pode impulsionar projetos sociais e aprimorar a qualidade de vida de inúmeras pessoas”, destaca o assessor de imprensa do hospital, Augusto Martins de Jesus.
Uma das barracas mais procuradas durante a festa certamente é do Parque Residencial São Vicente de Paulo, que possui em seu cardápio os pasteis e o famoso caldo de quenga, que é um dos mais vendidos durante toda a festa. “Já estamos organizando para atender da melhor maneira possível os nossos visitantes. Que a gente consiga superar as vendas do ano passado, pois a entidade precisa muito”, destacou a presidente do Parque, Dulce Brejão.
A APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – está preparando uma super novidade para esse ano: o cachorro quente com opcional de purê de batata. Além disso, também serão comercializados: a pipoca e o chocolate quente, que na compra você ganha uma linda caneca.
A tradicional barraca da Associação Pelos e Patas irá comercializar as batatas fritas com coberturas e o cachorro quente. “Nossa expectativa é sempre a melhor possível. A população sempre prestigia nossa barraca e, por isso, estamos muito felizes em poder mais uma vez participar desse importante evento para a cidade”, destacou a presidente da entidade Mayra Del Gossi.
Os Sonhadores também irão participar da festa, de forma terceirizada, com a barraca de churros, crepes e doces como maçã do amor. A coordenadora de projetos da entidade, Juliana Alves, destacou a importância do público para o evento. “Hoje o FernanRaiá é reconhecido por toda população, as pessoas aguardam a festa e sempre estão dispostos a auxiliar as entidades, reconhecem que é uma festa para nos ajudar, então nossa expectativa é de um grande público”, destaca Juliana.
Quem também irá oferecer opções doces será a Associação Henri Pestalozzi, com vários tipos de cocada, aquele coquinho com caramelo, morango com chocolate, maçã do amor, paçoca, quebra queixo, doce de leite e muito mais.
No palco de shows Martinho Fernandes Beata irão se apresentar na quinta-feira, Tarcísio Manuvéi, cantor e produtor musical que virá direto de Minas Gerais para animar a festa de Fernandópolis; na sexta-feira o palco será do cantor fernandopolense Glauber Lima e um repertório sertanejo e raiz; e fechando a programação, a banda Saculejo, que desde 2007 anima festas por todo Brasil com o forró do rei Luiz Gonzaga, encerra o Fernanraiá.
A Casa do Caboclo também promete atrair um grande público para visitações, assim como a Casa do Artesão que permanecerá aberta todas as noites com diversos produtos artesanais a venda e em exposição.