Com início a partir das 9h de hoje, 01, na sede da Secretaria Municipal de Esportes, antigo Clube da Cesp, a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos tem como objetivo aplicar 400 doses do imunizante nos animais daquela região. “Por isso, temos apenas horário de início da vacinação, que termina quando acabarem as doses”, destacou a coordenadora do Centro de Zoonose, Daiane Fazzio, em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da rádio Difusora FM.
A ação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com coordenação do Centro de Controle de Zoonoses, orienta que poderão ser vacinados cães saudáveis a partir de quatro meses e gatos saudáveis a partir de seis meses. Animais doentes, em tratamento ou em recuperação cirúrgica não devem ser vacinados.
Daiane lembra que recentemente Fernandópolis registrou um caso de raiva animal em um morcego, que acendeu novamente um sinal de alerta para os cuidados com a doença. “Com o tempo as pessoas foram esquecendo da importância da vacinação. Agora, esse caso positivo do morcego veio relembrar a importância de manter nossos animais vacinados. Somos território livre da raiva com vacinação. Fica o alerta que é necessário sim vacinar os animais todos os anos”.
A campanha, que já foi realizada no mês de março nos bairros da zona sul, irá percorrer outras regiões da cidade. “As pessoas de outros bairros não precisam se apavorar que a campanha vai acontecer em outros locais sim. A vacina antirrábica era para ser rotina, disponível no CCZ diariamente, mas não tivemos adesão desse modo de vacinação. E, como recebemos poucas doses mensalmente, para fazer uma campanha em bairro, é preciso juntar as vacinas por alguns meses para poder marcar a vacinação em um novo bairro”, explica Daiane.
A coordenadora também destaca que a vacinação é gratuita e recomenda alguns cuidados com o transporte dos animais até o local de vacinação. “Como teremos cães e gatos no mesmo local, recomendamos cuidados para um transporte com segurança evitando acidentes. Cães bravos devem usar focinheira e os gatos devem ser transportados em caixas de transporte adequadas ou similares”, finaliza.
Na segunda-feira, 03, o CCZ irá realizar o agendamento para a castração gratuita de cães e gatos. Será disponibilizado um total de 100 vagas para agendamento imediato.
Para garantir uma das vagas é preciso retirar uma senha, presencialmente, no Centro de Zoonoses a partir das 07h. O munícipe deve apresentar um documento pessoal, telefone e comprovante de residência, tendo direito a duas vagas.
Após o agendamento, o animal deverá ser levado ao CCZ na data e horário estabelecidos. O não comparecimento no dia marcado invalidará o agendamento.
Castrar o animal de estimação é uma decisão muito importante. Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente. Mas além de evitar ninhadas indesejadas, também se torna uma questão de saúde. Castrando o seu animal você está prolongando a vida dele, e proporcionando uma qualidade de vida melhor.