Após três anos, Santa Casa retoma o projeto “visita do irmãozinho”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Após três anos, Santa Casa retoma  o projeto “visita do irmãozinho”

O projeto "visita do irmãozinho" implantado em 2018 e suspenso durante a pandemia da Covid-19 foi retomado pela Santa Casa de Fernandópolis. O projeto consiste em permitir que crianças menores de 12 anos visitem seus irmãos internados no berçário e na pediatria do hospital. Com o controle da doença e os bons índices de vacinação, o Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde autorizou a retomada da atividade de forma segura.
"A aproximação entre os irmãos tem apresentado resultados positivos, tanto na recuperação do paciente, quanto na participação dos momentos importantes da família, pois proporciona um vínculo afetivo, um sentimento de familiaridade e um senso de conexão com a família", afirma a psicóloga hospitalar, Marina Matioli.
Segunda coordenadora do Grupo de Trabalho e Humanização, Amanda Cardoso, a humanização na saúde refere-se à busca por proporcionar um atendimento mais acolhedor, empático e centrado no paciente, levando em consideração não apenas os aspectos físicos da doença, mas também as necessidades emocionais, sociais e familiares dos indivíduos.
As visitas são de trinta minutos e podem acontecer das 11h às 12h e das 16h às 17, todos os dias da semana. Para realizar a visita, os menores de 12 anos devem estar acompanhados por um responsável e apresentar documento que comprove o vínculo familiar. Apesar da retomada, é fundamental que todos os visitantes sigam as normas e orientações de segurança do hospital. Isso inclui a entrada de apenas duas pessoas, com revezamento, o uso de etiqueta de identificação visível durante a permanência no hospital, higienização das mãos com álcool e gel e o uso de máscara de proteção facial.
A Santa Casa dispõe em seu site do “Guia de Internação” com informações sobre a rotina do hospital, horários de visita, troca de acompanhantes.