No dia Mundial do Doador de Sangue, Hemocentro faz apelo por doação

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

No dia Mundial do Doador de Sangue, Hemocentro faz apelo por doação

 

Nesta quarta-feira, 14, é celebrado o Dia Internacional do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde para homenagear doadores do mundo inteiro, além de conscientizar sobre a importância de fazer doações regulares.

Durante o mês de junho — o mês da conscientização para a doação de sangue —, as doações costumam ficar em baixa.

Em Fernandópolis, a diretora do Hemocentro a médica Brígida do Amaral Botelho Prudêncio lembrou que todos os 365 dias do ano é dia do doador. “Precisamos que as pessoas compreendam que não há outra forma de conseguir sangue senão através da doação. A necessidade de sangue é diária”, alertou.

O Hemocentro de Fernandópolis é responsável pelo abastecimento de sangue dos principais hospitais da região. “Todo dia tem gente precisando de sangue”, lembrou a médica.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis; ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde; ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação; estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia; levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.

O hemocentro de Fernandópolis funciona de segunda a sexta-feira das 08 às 17h e aos sábados das 08 às 12h e não necessita agendamento para fazer a doação.

Médica Brigida do Amaral Botelho Prudêncio faz apelo aos doadores: "Precisamos de sangue todos os 365 dias do ano"