No próximo dia 14 será celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e durante todo o mês, a equipe do NASF – Núcleo Ampliado de Apoio da Família e a Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, promovem ações de incentivo para a conscientização popular e a importância do ato de doar sangue.
Durante todo o mês, a equipe do NASF irá desenvolver um trabalho de conscientização e esclarecimento para as famílias sobre os ‘mitos’ relacionados a doação de sangue. O Núcleo desempenha um importante trabalho no conjunto das ações estratégicas dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
No estado de São Paulo, desde 2017, acontece por meio da Lei nº 16.389 o ‘Junho Vermelho’, como forma de alavancar as campanhas de doação de sangue. “Incentivar doações e manter o estoque do Hemocentro com um bom nível de bolsas de sangue é fundamental. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil menos de 2% da população é doadora. Por isso, nossas equipes procuram tirar dúvidas sobre a doação e incentivar as famílias a proceder esse ato de amor ao próximo”, destacou o secretário municipal de saúde, Ivan Veronessi.
Para ser doador de sangue é preciso estar bem de saúde; apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH); ter de 16 a 69 anos de idade (menores devem estar acompanhados dos pais); homens devem pesar mais de 50 kg e mulheres mais de 51 kg; caso esteja tomando medicamentos, leve os nomes.
O Hemocentro de Fernandópolis funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, as quartas-feiras das 08h às 18h e aos sábados das 07h30 às 12h. Os telefones de contanto são (17) 3442-5544 / 98165-0067. O endereço é rua Simão dos Santos Gomes, 266, jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa