A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza irá começar na próxima semana em todo o país, inclusive em Fernandópolis. De acordo com o secretário de Saúde, Ivan Veronesi, o início da aplicação do imunizante está programado para começar conforme o calendário oficial, hoje, 10, e segue até o dia 31 de maio.
A influenza é uma infecção viral aguda, ou seja, uma gripe, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Segundo o Ministério da Saúde, A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
De acordo com a enfermeira responsável pelo programa de imunização do município, Kelgissane Bruzão, esse ano a campanha de influenza não será por etapas, portanto a partir de segunda-feira todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários poderão ser vacinadas. “Os grupos prioritários compreendem: crianças, gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos de idade, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Para os demais grupos prioritários, serão disponibilizados os dados de doses aplicadas no período da campanha, considerando a indisponibilidade de denominadores para os referidos grupos”, explica a enfermeira.
Ainda segundo a responsável pelo programa de imunização, em 2022 a cobertura vacinal dos grupos prioritários no geral ficou em 75,8%. “A meta para esse ano é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza”, destaca Kelgissane.
Sobre as ações da campanha, a enfermeira disse que as estratégias ainda estão sendo discutidas e no início da campanha serão divulgadas.