Revitalizada, antiga estação da Fepasa retorna ao patrimônio da cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Revitalizada, antiga estação da Fepasa retorna ao patrimônio da cidade

Após décadas de abandono, a velha Estação da Fepasa, patrimônio histórico da cidade, será devolvida à cidade na manhã deste sábado, 1º de abril, totalmente restaurada e pronta para ser abrigar atividades culturais. O projeto de restauração da Estação foi executado pela empresa Altavista do empreendimento Loteamento dos Ingleses, através de uma PPP – Parceria Público Privada – que incluiu outros espaços no entorno da estação. 
Uma cerimônia oficial neste sábado, às 9h30, marcará a entrega das chaves da nova estação para a prefeitura que passará a administrar o imóvel. O prefeito André Pessuto fará o anúncio das atividades que serão desenvolvidas em breve no local.
 “Esse é um dos maiores patrimônios da nossa cidade e da região. Quantas vezes falou-se em reformar, em reabrir o prédio, mas nunca saiu do papel. Conseguimos essa parceria e faço o meu agradecimento a toda diretoria do grupo do Loteamento dos Ingleses, por acreditar no projeto e investir nessa revitalização que beneficia toda aquela região da cidade”, destacou o prefeito. 
O prédio revitalizado da Estação Ferroviária será entregue com três banheiros, incluindo um com acessibilidade, quatro salas, uma recepção, além da plataforma que recebeu gradil de proteção, onde as pessoas poderão observar com segurança a passagem do trem, além de um novo estacionamento. O prédio também está com nova iluminação interna e externa.
A cerimônia neste sábado, marca a finalização da reforma e entrega oficial do prédio. Na oportunidade haverá o anúncio das atividades que ocorrerão no local. Com a reforma finalizada, a Prefeitura de Fernandópolis já trabalha para que em pouco tempo o espaço seja ocupado com atividades culturais e uma inauguração que marcará a nova fase da antiga Estação Ferroviária de Fernandópolis.   
A mesma empresa que revitalizou a Estação, entregou obras avenida e viaduto para transposição da ferrovia com acesso ao novo bairro na zona sul da cidade. 
NOVO ESPAÇO
O prefeito André Pessuto anunciou durante entrevista no programa Rotativa no Ar da Rádio Difusora FM que o prédio que abrigava a Secretaria de Educação, na Rua Bahia, a antiga “Casa das Irmãzinhas” será reformado e se transformará em espaço cultural abrigando alguns projetos como o Coro Municipal e Osquestra de Violeiros.