Em crise por falta de pagamentos aos médicos, a Santa Casa cancelou essa semana a realização de 430 procedimentos eletivos. Após não receberem salários desde o mês de outubro do ano passado, os profissionais da instituição cruzaram os braços.
Em entrevista ao repórter Patrick Lima, da TV Tem, o diretor clínico do hospital, Tarcísio de Oliveira, disse ontem, 02, que o atendimento pelo SUS no Pronto Socorro ficaria fechado nessa quinta-feira a noite e na madrugada, porque não tinha médico plantonista. Segundo a administração, cerca de 50 profissionais foram afetados com a falta de pagamento.
De acordo com a assessoria da Santa Casa, entre os procedimentos cancelados a maioria foram exames de raio x, ultrassonografia e atendimento no ambulatório de ortopedia. Também foram canceladas 11 cirurgias eletivas, até o dia de ontem.
Para a reportagem da TV Tem, a secretaria municipal de Saúde disse que a parte financeira da Santa Casa não é responsabilidade da Prefeitura, mas que se coloca à disposição para auxiliar nos contatos e tramites com os governos federal e estadual. Ainda segundo a emissora, a Secretaria de Saúde do Estado disse que o repasse à Santa Casa atrasou por problemas na documentação da instituição. Disse que o convênio que irá fazer o repasse de R$ 1.400.000,00 está próximo a ser concluído e que tem cobrado o reajuste da tabela SUS das esferas federais.